Caminhada Rates - Marinhas
A Associação Via Veteris, de Esposende, lançou o desafio: caminhar de Rates até Marinhas numa acção de promoção do Caminho de Santiago pela Costa.
Quem é peregrino é irmão e, porque assim nos sentimos, decidimos abraçar como nossa a iniciativa e a ela aderimos com gosto e alegria. Véspera do dia do Santo Padroeiro, São Tiago, alguns levou a Compostela, mas outros ficaram, e dois de nós pudemos fazer parte desta caminhada de exploração, um de bicicleta, outro a pé.
Antes de mais uma palavra de apreço pela minúcia organizativa: tudo estava apontado ao pormenor; melhor não seria possível.
A pontualidade foi uma constante e só não foi cumprida integralmente porque o número de participantes fez atrasar um pouco as inscrições e entrega de credenciais, a que acresceu a pormenorizada explicação técnica dos detalhes artísticos da igreja de S. Pedro de Rates. De resto, cinco estrelas!...
Surpresa para nós foi assistir à chegada de um casal de peregrinos ingleses que vinham do Porto via Matosinhos e Vila do Conde... a tal via da Costa que pretendíamos apresentar...
Curiosamente, ainda no percurso, alguém me ligou do Porto porque outro par de peregrinos, um inglês e uma suíça, pretendiam sair do Porto ontem pela Costa e pretendiam obter as suas credenciais!
Conclusão: os da casa - NÓS! - ainda só pretendemos descobrir o Caminho da Costa mas alguns estrangeiros já o seguem!
Daí o mantermos em perspectiva uma próxima realização de outra caminhada, esta com saída do Porto e destino Vila do Conde para familiarização e difusão interna desta nova via que, sendo nova não deixa de ser, por ter sido, "Veteris".
Parabéns aos amigos de Rates, Esposende e Marinhas.
Ultreia!
Suseia!
C. Fernandes/CCJ (N. Aldoar)