CEJ

O Centro de Estudos Jacobeus tem sede no Porto e trabalha desde 1983 na revitalização dos Caminhos Portugueses de Santiago de Compostela.
Para isso tem como objectivos:
- Investigar, sinalizar e revitalizar os Caminhos portugueses de Santiago,
- Divulgar estes itinerários em Portugal e no estrangeiro,
- Inventariar o património religioso e artístico relacionado com as peregrinações a Santiago,
- Apoiar as peregrinações e dar apoio aos peregrinos.

Neste âmbito o CEJ organizou em 1989 no Porto o 1º. Congresso Internacional dos Caminhos Portugueses a Santiago de Compostela, publicou o livro de actas desse congresso, organizou e participou em diversos congressos, encontros e palestras e em iniciativas promovidas pelo Conselho da Europa, promoveu junto da Oficina do Peregrino a inclusão dos caminhos portugueses na credencial oficial, produziu um DVD sobre "Santiago na Arte Portuguesa" da autoria da drª. Arminda Santos, e tem participado em inúmeras iniciativas e comemorações nacionais e internacionais relacionadas com os Caminhos de Santiago.
Para apoio dos peregrinos fez a marcação do Caminho de Santiago entre o Porto e  Ponte de Lima com as tradicionais "setas amarelas", publicou folhetos informativos com os percursos e mapas dos Caminhos, distâncias e albergues, e mantém postos de entrega de credenciais na Sé do Porto e no Centro Paroquial de Aldoar.
Está em curso a investigação do percurso de outros itinerários a fim de avançar com a sua marcação, e a criação de albergues de apoio aos peregrinos.